Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Dominando datas e horas no SQL Server

A conversão de um tipo de dados varchar em um tipo de dados datetime resultou em um valor fora do intervalo

A mensagem de erro acima é frequente em  tópicos de fóruns e posts em grupos de SQL Server, seja no idioma português ou no texto original, em inglês.

mecanismo relogio - irina nalbandian - 200Há fatores que podem confundir no momento de manipular datas no SQL Server, acarretando em erros na execução quase sempre relacionados ao desconhecimento de como o SQL Server interpreta os literais (strings) contendo data.
Por exemplo, “2020-02-29 18:12:58” é reconhecido corretamente como 29/2/2020 18:12:58 se o tipo de dados é datetime2 mas pode gerar a mensagem de erro 242 se o tipo de dados for datetime e o dateformat não esteja configurado como ymd..

Também são comuns perguntas como tempo decorrido entre duas datas ou ainda sobre dias e horas úteis, calcular idade etc. O artigo “Dominando datas e horas no Server” foi escrito com o objetivo de ser o guia definitivo sobre datas & horas.

O artigo trata do assunto de datas & horas em profundidade. No capítulo 2 é feita revisão nos principais objetos nativos relacionados a data & hora, como os tipos de dados e funções específicos, com resumo especialmente compilado para a compreensão do conteúdo do artigo sem ter que consultar a documentação para o básico.

O capítulo 3 relaciona os enganos mais comuns no dia a dia, sendo explicado o impacto da norma ISO 8601 na manipulação de datas e horas. São disponibilizadas recomendações de como efetuar a entrada de dados sem incorrer em erros de conversão automática de tipo de dados. Elucida ainda como os valores que contêm data & hora são armazenados internamente no banco de dados e também como utilizar a função datediff() sem cair na armadilha do parâmetro datepart.

O capítulo 4 contém soluções para casos frequentes que envolvem manuseio de dias úteis como cálculo de tempo decorrido entre dias (ou horas) úteis, próximo dia útil, primeiro dia útil, calcular idade etc. E modelos de como criar tabela de feriados e calendário de dias úteis.

Clique para acessar o artigo ⇒   Dominando datas e horas no SQL Server

p029_sumario

Publicidade

4 comentários em “Dominando datas e horas no SQL Server”

    1. Muuuuuito bom, realmente um material extremamente util e esclarecedor, além de ser didático.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: