Blog

Balanço de fim de ano para 2020

pexels-photo-2911065.jpeg
Foto de Arnie Watkins (Pexels)

No início de 2020 o objetivo era o de publicar quatro artigos por mês. Tudo ia bem até que chegou maio e… ocorreu uma ruptura no ritmo. Como a linha editorial do Porto SQL é publicar artigos com aprofundamento nos temas, demanda mais tempo para escrever os artigos. Somente recuperei o ritmo em setembro e então dezembro chegou mas sem atingir a meta anual.

Mas foram publicados 40 artigos, o que ainda assim foi uma boa produção. Então, resolvi postar esta nota sobre o que ocorreu no Porto SQL neste ano de 2020. E deixei para publicá-la no último dia do ano.

Continue Lendo “Balanço de fim de ano para 2020”

Aprenda T-SQL com os melhores: “Phil Factor”

p064_Phil-Factor“Phil Factor” é um pseudônimo e que faz trocadilho entre o primeiro nome e a propriedade fillfactor. O pseudônimo dele é pouco citado mas ele possui ótimos artigos e é o autor da função parseJSON, que foi muito útil até o sql server 2014, inclusive. A foto à esquerda é a que ele utiliza em seus perfis de blogs, mas não é ele. 

Ele é colunista em alguns sítios web especializados em SQL Server e sempre se apresentando com o pseudônimo. A descrição padrão que consta sobre ele em alguns blogs é clique para conhecer Phil Factor

A tabela de feriados e a criação de calendário com dias úteis no SQL Server

pexels-photo-5408689.jpeg
Foto de Olya Kobruseva (Pexels)

Nem bem termina o ano e já estamos a pesquisar os feriados do próximo ano, à procura daqueles que são na segunda ou na sexta-feira e que permitem um final de semana prolongado.
Bom, pelo menos era assim até 2019…

clique aqui para montar tabelas de feriados e calendário

Operações com dias úteis no SQL Server

pexels-photo-760710.jpeg
Foto por Bich Tran (Pexels)

Nos últimos dias presenciei alguns casos de dúvidas relacionadas ao cálculo de dias úteis. Neste artigo destaco situações de primeiro e último dia útil do mês, próximo dia útil, dia útil anterior, quantidade de dias úteis entre duas datas etc. etc. Inclusive como criar tabelas de feriados e de calendário.

Clique aqui para ler o artigo

Obter texto entre delimitadores diferentes

Tomei conhecimento de solicitação em como obter o nome de pessoa que está em texto contendo diversas informações. Nesse texto não há delimitador padrão, pois é um texto sem especificação de campos e sem delimitadores entre as informações, mas o autor da solicitação percebeu um padrão na região que delimita o nome de pessoa: clique para continuar a leitura deste artigo

Acumulado de compras por cliente

pexels-photo-1005638.jpeg
Foto por Oleg Magni (Pexels)

Há poucos dias, em um grupo de SQL Server no whatsapp uma das participantes solicitou auxílio em “preciso pegar um histórico de uma base de 2 meses”. Como o enunciado estava vago foi solicitado que explicasse o que seria o “histórico”, sendo que ela forneceu a seguinte resposta: “… tem uma base que tem as compras dos clientes dos últimos 5 anos. Quando gente vier comprar conosco eu preciso saber quanto ele já comprou conosco nos últimos 2 anos, 1 ano, 6 meses”. E então ficamos sabendo que o que ela necessitava não era de um histórico de compras mas sim o acumulado de compras por cliente, em 3 períodos diferentes.

Foram então propostas algumas soluções. Clique aqui para conhecer as soluções propostas

“Learn T-SQL Querying” – primeiras impressões

learn t-sql queryingEm maio de 2019 foi publicado o livro “Learn T-SQL Querying”. Pensei: mais um… Entretanto, ao tomar conhecimento dos nomes dos autores percebi que esse não seria um livro qualquer sobre t-sql pois foi escrito por Pedro Lopes e Pam Lahoud, que trabalham no grupo de desenvolvimento do SQL Server, na Microsoft. Com certeza que de SQL Server eles entendem!
Continue Lendo ““Learn T-SQL Querying” – primeiras impressões”

Análise de dados com SQL: médias

pexels-photo-616353.jpeg
Foto por Lukas (Pexels)

Estatística: a ciência que diz que se você comeu um frango e eu não comi nenhum então teremos comido meio frango cada um, em média. (Dino Segre)

Este é o segundo artigo sobre como utilizar a linguagem SQL para realizar análise de dados, tratando agora de médias. Em sua primeira versão foi publicado junto com distribuição de frequências mas acréscimos no artigo original fizeram com que fosse necessário dividi-lo em dois, cada um tratando de um assunto. Clique aqui para entrar na média

Análise de dados com SQL: distribuição de frequências

pngwing

Alguns artigos que relacionam as habilidades desejadas para um cientista de dados destacam SQL como uma das 3 linguagens que deve conhecer, sendo R e Python as duas outras.

Este é o primeiro artigo sobre como utilizar a linguagem SQL para realizar análise de dados, tratando de distribuição de frequências.
Clique aqui para ler o artigo

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora