Livros

Livros técnicos ainda são uma ótima maneira de aprender. Como o foco do Porto SQL é a programação em T-SQL, esta seção contém alguns livros para o desenvolvedor.

p044_T-SQL-Querying-2014T-SQL Querying

Este é um dos livros referência para o aprendizado de Transact-SQL, o dialeto SQL implementado no SQL Server. O autor é Itzik Ben-Gan.

Resenha do livro publicada em “T-SQL Querying” – resenha do livro.


p024_capa_livro_twfT-SQL Window Functions

Este livro é específico no uso das funções de janela, recurso SQL padrão cuja implementação no SQL Server melhorou muito a partir da versão 2012.

Eu sou fã das funções de janela (window functions) pois elas permitem em várias situações criar códigos SQL de alta performance, quando comparados com as técnicas tradicionais de programação SQL.

O artigo “T-SQL Window Functions: For data analysis and beyond” – primeiras impressões relata minhas impressões iniciais sobre o conteúdo deste livro.


À medida que se aprofunda no conhecimento e experiência em T-SQL percebe-se a necessidade de otimizar os códigos SQL criados. A seguir 3 livros que podem ser úteis nessa atividade.

learn t-sql queryingLearn T-SQL Querying

Este livro é recente e ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Entretanto, considerando-se que os autores (Pedro Lopes e Pam Lahoud) trabalham no SQL Tiger Team, temos certeza de que não são amadores escrevendo sobre T-SQL.

Pela descrição que consta no sítio web da editora, me parece que o conteúdo “Learn T-SQL Querying” está direcionado para construção e otimização de códigos T-SQL; a confirmar.


E dois livros de Grant Fritchey que podem ser de auxílio nessa tarefa:

execution-plans-3SQL Server Execution Plans

O primeiro livro é o “SQL Server Execution Plans”, cuja versão e-book está disponível gratuitamente.

Não há como otimizar uma consulta SQL sem analisar o plano de execução.

p038_capa livro PerformanceSQL Server 2017 Query Performance Tuning

O segundo é o “SQL Server 2017 Query Performance Tuning”, que já foi assunto de artigo aqui no Porto SQL. Embora vários capítulos tratados no livro estejam mais próximos de atividades do administrador de bancos de dados (DBA), recomendo a leitura dele para aqueles que já dominam a programação em T-SQL e queiram melhorar o desempenho dos códigos T-TSQL.


Além dos livros acima há um local em que estão relacionados diversos livros interessantes:

Redgate Books

download-icon-gif-4Os livros estão agrupados por categoria: SQL Dev, SQL DBA etc.; uma aba para cada categoria. A maioria dos livros está disponível gratuitamente como e-book em formato pdf.

Autores consagrados como Alex Kuznetsov, Benjamin Nevarez, Grant Fritchey, Kalen Delaney, Phil Factor, Robert Sheldon e outros.

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: